quarta-feira, 29 de setembro de 2010

AVANÇO DO SUL DO RIO DE JANEIRO

RESENDE/RJ
O secretario de Agricultura e Pecuária, José Antônio de Carvalho Pinto, disse ontem que espera incrementar o apoio aos produtores locais, proporcionando maior visibilidade às ações realizadas em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ), Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Ele disse que devido o resgate da importância do segmento agropecuário na 43ª Exapicor Família (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende), a secretaria vem trabalhando pela melhoria da produção local e a qualificação dos produtores rurais. “Ao resgatarmos o perfil rural da maior festa popular da cidade, estamos mostrando aos nossos produtores o quanto eles são importantes para a economia do município”, disse José Antônio, lembrando que “a Exapicor é um evento de renome estadual e até nacional, que atrai cada vez mais, produtores de toda a região e de outros estados interessados em expor aqui seus produtos e animais”, lembra.
Segundo o secretário, o município tem atualmente 465 propriedades rurais, sendo que 300 produzem leite, enquanto que o rebanho bovino é formado por 45 mil cabeças de gado. “A Exapicor representa não só uma oportunidade de expor os animais, mas também de gerar e fomentar novos negócios, melhorando dessa maneira o plantel do município, em que 80% são formados por gado da raça girolando”, disse José Antônio, salientando que quem passar pela Exapicor vai poder conferir tudo que a secretaria preparou para o evento. Entre as atrações programadas estão as seguintes: minifazenda de animais; exposição de animais peçonhentos do Instituto Vital Brasil, jacarés do papo amarelo, aves ornamentais e caipiras, canil, gatil, sem contar os shows sertanejos que estarão acontecendo diariamente, a partir das 16 horas, no palco 3, os rodeios e os torneios leiteiros. “O trabalho da prefeitura pelo setor da agropecuária é realizado de forma permanente. Em março, por exemplo, criamos a Feira Sertaneja, que acontece todo terceiro domingo do mês, atraindo produtores não só de Resende, como de outros municípios. Isso sem contar com as ações colocadas em prática a partir do ano passado em benefício do segmento, como os cursos de capacitação, a patrulha mecanizada, em parceria com o Governo do Estado, e a conservação permanente das estradas rurais”, finalizou.

FONTE: GOOGLE AGROPECUÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário