quinta-feira, 23 de setembro de 2010

DEMANDA HÍDRICA

Estudo da Embrapa mede demanda hídrica de culturas consorciad

Medir a demanda hídrica de culturas é ponto fundamental para determinar os períodos mais críticos das plantas, em que elas estão mais sensíveis à deficiência hídrica. Esses dados são essenciais também para subsidiar a elaboração do zoneamento agrícola das culturas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Pensando nisso, uma pesquisa em andamento na Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) visa medir a demanda hídrica de culturas consorciadas como, por exemplo, milho e braquiária. O estudo é possível a partir dos dados fornecidos por um equipamento denominado lisímetro, que é uma caixa metálica vedada, com 2,20 metros quadrados de área, preenchida com solo (onde é semeada a cultura) e provida de um sistema de drenagem.

A estrutura fica apoiada numa célula de carga que mede o peso do sistema nas 24 horas do dia. “A diferença do peso entre um dia e outro serve para calcular a quantidade de água que a cultura consumiu”, explica o pesquisador responsável pelo estudo Carlos Ricardo Fietz.

Em 2009, os dados fornecidos pelo lisímetro foram decisivos para a elaboração do zoneamento agrícola do consórcio de milho safrinha com braquiária para os estados de Mato Grosso do Sul e Paraná.

Atualmente estão sendo construídos mais dois lisímetros na Unidade que, somados ao já existente, fornecerão dados para análises cada vez mais detalhadas sobre as culturas consorciadas. Participa também deste trabalho o professor do Instituto Federal de Petrolina (PE), Luis Fernando Campeche

FONTE: AGRO NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário