segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

PRODUÇÃO DE LEITE !!

O Globo Rural recebeu um e-mail do senhor Gledson Santos, que trabalha com segurança alimentar na Cooperativa Central Gaúcha, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. Aceitamos o convite que ele nos fez para conhecer um projeto que está ajudando a melhorar a renda dos produtores do noroeste do estado.


Em busca de diversificação, o produtor rural Milton Soschinski, de Catuípe, região noroeste do Rio Grande do Sul, reduziu o cultivo de grãos. Ele e a esposa encontraram na atividade leiteira a chance de melhorar de vida. E conseguiram. Hoje, as 43 vacas em lactação são a principal fonte de renda da família.

Foi com o auxílio de uma indústria de Cruz Alta que Milton conseguiu viabilizar a pequena propriedade. Através de um projeto, os técnicos ensinaram a ele que é possível produzir forrageiras o ano todo. O grande volume do alimento para as vacas vem do pasto e a silagem de milho serve apenas de reserva e passa a ser estratégica para os períodos de escassez de pasto.


A experiência vem dando certo e os resultados apareceram logo. Em um curto espaço de tempo, a produção pecuária de leite aumentou 40%. O rebanho é o mesmo, o diferencial está no manejo. “A nossa dificuldade não é melhorar tanto a genética, mas sim ofertar pasto de qualidade o tempo todo. É um desafio nosso hoje conseguir isso”, disse o criador Milton Soschinski.


Para fugir do vazio forrageiro do outono e principalmente da primavera, períodos em que normalmente a pastagem diminui, o agricultor utiliza ainda a irrigação.


“Os exemplos que vêm se somando e a magnitude de incremento da renda líquida dessas famílias é uma revolução. Na verdade, estava pronta para acontecer, porque não há nenhum investimento. Em tudo isso o investimento é zero. É basicamente as pessoas fazerem as coisas um pouquinho diferente do que vinham fazendo”, explicou o agrônomo Wagner Beskow

FONTE: GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário