Agricultura capacita técnicos na Região Serrana do RJ
RIO DE JANEIRO [ ABN NEWS ] — A secretaria de Agricultura, através do programa Rio Rural, promove nesta quarta e quinta-feira (2 e 3/3), a partir das 8h, no Country Clube de Nova Friburgo, capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Sustentável da Emater-Rio e técnicos das prefeituras municipais que percorrerão as zonas rurais da Região Serrana orientando agricultores familiares sobre créditos já disponíveis junto ao Banco do Brasil. As equipes também receberão orientação para a realização de levantamento individual de perdas em cada unidade de produção.
Durante o treinamento Estratégias para Apoio Emergencial às Áreas Rurais da Região Serrana Fluminense - RIO RURAL Emergencial serão abordados temas como Impactos na agricultura e ações de reestruturação das áreas rurais; Avaliação das áreas de risco; Salvaguardas ambientais e Áreas protegidas por lei e licenciamento de atividades agropecuária, entre outros.
Também serão feitas recomendações técnicas, mostrando a importância do planejamento da propriedade e da adoção de práticas agroecológicas, recuperação de áreas degradas e irrigação de baixo uso de água. O objetivo, além de apresentar as estratégias de apoio emergencial, é identificar e priorizar municípios, microbacias e beneficiários, ressaltando as linhas de apoio por categoria de agricultor.
Recentemente o Banco Mundial (BIRD), parceiro do Rio Rural, anunciou a liberação de US$ 20 milhões para serem aplicados em ações emergenciais em comunidades rurais de todas as microbacias da Região Serrana. Os recursos serão utilizados na aquisição de equipamentos e insumos para entrega diretamente aos agricultores que tiveram perdas tão grandes que não conseguirão contratar empréstimo rural convencional e na reforma de moradias e saneamento rural, abastecimento de água e esgoto sanitário
Nenhum comentário:
Postar um comentário