DF: Embrapa aprova eficácia do Biofórmula Leite
Brasília/DF
O suplemento à base de microorganismos vivos afeta de forma benéfica o hospedeiro e promove o balanço da microflora intestinal. Na pesquisa, foi analisado o controle da Contagem de Células Somáticas (CCS). Esse indicador aponta o grau de infecção da glândula mamária do animal. O uso do produto conseguiu manter os índices de CCS abaixo do nível exigido pela Instrução Normativa nº 51/2002 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A validação do produto foi feita por meio de resultados em mais de três experimentos. Em todos eles, a suplementação melhorou a qualidade do leite e levou a uma redução média de 53% na contagem de células somáticas. O produto é vendido aos pecuaristas por uma empresa privada.
Saiba mais
Instrução Normativa 51/2002 - Estabelece os padrões físico-químicos mínimos exigidos para a produção, identidade e qualidade do leite.
Contagem das Células Somáticas (CCS) - É o índice que determina a qualidade do leite por meio da análise da saúde da glândula mamária do animal. A contagem de células somáticas tem relação direta e indicativa da prevalência de mastite na composição do leite, riscos de contaminação por antibióticos e probabilidade da presença de bactérias patogênicas. Rebanhos com uma menor qualidade de células somáticas apresentam maior produtividade.
Fonte: Mapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário