RJ: 9º Rio Leite Sul reúne pecuaristas na quarta-feira em Resende
Na próxima quarta-feira (13), acontece em Resende, o 9º Rio Leite Sul, realizado pela secretaria estadual de Agricultura, através da Emater-Rio, e Embrapa Gado de Leite. O evento, que abre a série de encontros com produtores de leite de todo o estado e irá debater técnicas e estratégias visando o aumento da produção leiteira, acontecerá na AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras, a partir das 8 horas. As inscrições são gratuitas e terão início às 7h30, no local.
Em sua nona edição, o Rio Leite Sul é o mais antigo do estado. Com uma produção anual de 166 milhões de litros e cerca de 4.200 produtores, a Região Sul ocupa o primeiro lugar no Rio de Janeiro, respondendo por 34% da produção estadual. Entre os municípios, Valença lidera com pouco mais de 37 milhões de litros/ ano.
A série de eventos, que acontece em todas as regiões fluminenses, faz parte da estratégia do governo do estado para promover o fortalecimento do setor e alcançar a meta de dobrar a produção leiteira, atingindo um bilhão de litros até 2015. Atualmente este número está na casa dos 600 milhões de litros anuais.
Para o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo a legislação inovadora isentando de ICMS o leite e derivados produzidos no estado, bem como a criação do Programa Rio Genética, democratizando o acesso à tecnologia genética para a melhoria do rebanho, estão fazendo a diferença e contribuindo para o crescimento do setor.
– Atraídas pelos incentivos, indústrias lácteas de vários portes estão se instalando no estado. O caso da Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo, é uma prova do acerto desta política. Após deixar o Rio há alguns anos, iniciou a construção de sua mais nova fábrica em Três Rios – lembrou.
Outros exemplos citados pelo secretário foram a implantação da unidade da Bom Gosto, em Barra Mansa, e a ampliação da fábrica da Parmalat, em Itaperuna, onde a Laticínios Marília, também se instalou.
Durante o 9º Rio Sul Leite, os produtores vão assistir painéis sobre Importância da Reprodução dos Bovinos, Casos de Sucesso na Pecuária de Leite no Estado do Rio de Janeiro, Uso Intensivo de Pastagem, Programa de Monitoria da Qualidade do Leite e Manejo Sanitário do Rebanho.
O segundo encontro da série, o 7º Rio Leite Centro, será realizado em Guapimirim, dia 11 de agosto. Dia 25, do mesmo mês, acontecerá o 8º Rio Leite Serrana, em São Sebastião do Alto. Dia 15 de setembro será a vez do 4º Rio Leite Noroeste, em Santo Antônio de Pádua. Encerrando os eventos em 2011, no dia 22 de setembro, o 4º Rio Leite Norte, em São João da Barra.
Fonte: Governo do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário