Aviários nacionais tiveram incremento de 10,9% em 2010; novo crescimento no próximo ano poderá levar o país ao segundo posto no mercado mundial de produção
O Brasil deve fechar 2010 com produção de 12,18 milhões de toneladas de frango, incremento de 10,9% em relação a 2009. “Com esse resultado, o Brasil se aproximou da China, o segundo maior produtor mundial, que, de acordo o Departamento de Agricultura dos EUA, deverá produzir 12,55 milhões de toneladas neste ano, uma expansão de apenas 3,7%”, afirma o presidente-executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra. Atualmente, o maior produtor mundial de frango são os Estados Unidos, com 16 milhões de toneladas.
De acordo com Turra, o Brasil deverá superar a China no ano que vem, se ambos os países mantiverem o ritmo de crescimento da produção verificado em 2010. “No caso brasileiro, há motivos para se esperar que a expansão continue”, diz. Para o dirigente, pelo menos três fatores continuarão estimulando a produção avícola no Brasil: a forte demanda no mercado externo, onde os estoques estão reduzidos; a escassez de carne bovina no mercado interno, que estimulou o preço do frango e não terminará no curto prazo; e, por fim, o aquecimento do consumo e o aumento do poder de compra da população brasileira.
Nas exportações, as projeções são de que 2010 encerre com os EUA embarcando 3,31 milhões de toneladas, o que significa redução de 7,8% em relação a 2009. Já o Brasil deverá exportar 3,83 milhões de toneladas, com crescimento de 5,38%.
FONTE: GLOBO RURAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário