domingo, 27 de fevereiro de 2011

EU RECOMENDO E BOM APETITE !!!


Conheça a tradição da cozinha nordestina: o arroz vermelho

Típico do sertão nordestino, o ingrediente é pouco usado no país.
Confira a receita de baião de dois com arroz vermelho.

Do Globo Rural
Uma receita tradicional do sertão nordestino: o baião de dois, mas com uma diferença, um dos ingredientes é pouco conhecido no país, o arroz vermelho. Um dos principais estados produtores deste tipo de grão é a Paraíba.
Foram os portugueses que o trouxeram para o Brasil, mas foi na Paraíba onde o arroz vermelho se estabeleceu. O estado é atualmente o maior produtor do grão, que é cultivado em Santana dos Garrotes, município do Vale do Piancó. Somente em 2010, de acordo com a Associação dos Pequenos Produtores de Arroz Vermelho do município, foram produzidas mais de um milhão de toneladas do alimento.
A tradição de fazer receitas com o arroz vermelho é do município permambucano de Triunfo, que faz divisa com a Paraíba. Pela proximidade, o produto vai para lá e as famílias, principalmente da zona rural, acabaram fazendo com que se tornasse parte da gastronomia da cidade.
O produto pode ser encontrado em antigas bodegas, como a de Rafael Carvalho. “Todo mundo que chega de fora, os turistas, chega procurando o arroz vermelho”, disse o comerciante.
Como o baião de dois é uma unanimidade na região, o Globo Rural foi à casa da pesquisadora Lúcia Lima, que faz o prato com ingredientes que dão um toque especial. “É muito prático especialmente para os ruralistas que não têm tempo de fazer tantos preparos. Com esses ingredientes, é possível fazer um prato único para uma refeição bastante substanciosa”.
Os ingredientes são:
½ quilo de arroz vermelho
400 gramas de feijão de corda
200 gramas de toucinho
1 linguiça
3 dentes de alho
1 cebola média ralada
½ xícara de leite de coco
150 gramas de queijo coalho em cubos
2 colheres de queijo ralado
Cheiro verde a gosto
Modo de preparoPrimeiro frite o toucinho, junte a linguiça e deixe dourar. Acrescente a cebola, o alho e o arroz. Refogue bem. Para facilitar, o feijão já deve estar cozido quando for colocar os ingredientes já refogados. Acrescente água quente, o cheiro verde e o leite de coco. O segredo é prestar atenção no cozimento, o arroz tem que ficar macio e a água secar toda. Já no final, coloque na panela o queijo coalho em cubos. É hora de misturar mais uma vez e tampar a panela. Na hora de servir, coloque o queijo ralado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário